Thursday, January 25, 2007

PLEASE DON'T LITTER







- - -

Please don't litter é uma jarra que tem como conceito a reutilização de embalagens concebidas para terem um período de utilização demasiado efémero para as suas elevadas potencialidades funcionais e estéticas.
É uma jarra para uma flor feita com uma lata de refrigerante existente no mercado asiático que conjuga formalmente as latas de alumínio e as garrafas de plástico. É um projecto que potencia as características formais desta peculiar embalagem, nomeadamente a transparência do plástico e a forma circular do orifício da peça metálica de abertura que se adequa perfeitamente à forma circular do pé da flor. Através da mudança do contexto de venda e de utilização destas latas, é possível prolongar o seu tempo de vida e criar uma relação estética com o seu utilizador.

by: Rita Botelho


- - -

Wednesday, January 17, 2007

FABRICA - research centre on communication

Fabrica, the Benetton research centre on communication, is primarily a meeting place. Meetings between people, of course, but also between artistic fields, languages, forms of expression, territories. Even the space, the architecture is witness to this. An old villa, restored and augmented by one of the most renowned contemporary architects, Tadao Ando, like a bridge thrown between the past and the future, with cement roots solidly anchored into the earth and columns that stretch into the emptiness to hold up the sky. Is Fabrica a school? A research center? A cultural reservoir? Fabrica is a little of each but in the end doesn't allow itself to be rigidly cataloged and homogenized. This is also a sign of its uniqueness and innovation. So far, as a center for the production of culture, it has been actively involved with films awarded prizes at international festivals, books, CDs and DVDs published by renowned publishers, musical projects, exhibitions, objects and international campaigns for major institutions. Each year a group of young artists invited from all over the world, is dedicated, through photography, design, music,video, writing, interactive and visual communication, to uncover the future.

More info:
http://www.fabrica.it/blog/
http://www.fabrica.it/blog/

FABRICA FEATURES - New Collection



FABRICA FEATURES presents a new "Express" collection of travel bags, inspired by the 'mobile' way of life of Fabrica community
Three different suitcases made of a resistant plastic structure, covered by industrial textiles in a variety of pastel colors, each related to different moments of the day.

The small version for working purposes.
The medium version for instant trips and for your sport activities.
The large version for the weekend, perfect for airplane cabin dimensions.

Pastel green, pastel pink, black and military green are the colors available for the moment in all the Fabrica Features shops.


by: Sam Baron, Valentina Carretta and Miren Marañon

Thursday, January 11, 2007

FABRICA LISBOA features CALENDA - Rudimentol Records (concerto)








- - -


A FABRICA Features Lisboa teve o prazer de acolher o concerto de apresentação do disco "Calenda" (Rudimentol Records).

13. Jan. 07 (sábado)
Inicio do concerto: 18h00
(entrada livre)


- - -


O disco 'Calenda' partiu da ideia de fazer uma compilação de autores diversos com linguagens e abordagens diferentes, mas com um fio condutor: fazer um percurso, 'ilustrando' os meses do (de um) ano. Trata-se, portanto, de um calendário ilustrado de um ano qualquer, do ano que quisermos (passe o cliché do paralelismo música/pintura), daí a analogia gráfica com algo parecido a um almanaque anual ao estilo de um Borda d'Água. Os músicos (e autores) presentes no disco vêm desde o rock, da música clássica, do jazz, e da cena experimental: F.Leote, nalalana, Guilherme Proença, Miguel Cabral, Rodrigo Magalhães, Iff, Travassos, Paulo Razoável, João Matos, Frango, Miguel Leiria Pereira, Pedro Alçada, João Silva, Carlos Santos e Emídio Buchinho. Foi gravado e produzido pelos próprios músicos ao longo de 2006.



- - -



A Rudimentol surgiu em 2003 pela necessidade de criar um meio de lançar projectos que estivessem fora dos eixos ou dificilmente catalogáveis. Embora a Rudimentol procure abrir portas a todos os géneros, a inclinação será para projectos que não encaixem em gavetas fáceis, nem sequer no chamado alternativo (paradoxalmente já instituído) nem mesmo no abstraccionismo radical - mas sim em géneros que obrigue o ouvinte a defini-los em mais que uma frase, em músicas com distúrbios ou contaminadas. Procura a construção de um catálogo improvável sem uma linha claramente definida.
Apesar do catálogo ainda minúsculo, salienta-se a apreciação da imprensa nacional e internacional do disco anterior (The Nevermet Ensemble: «Quarto Escuro» 2005 - disco gravado por músicos que nunca se encontraram nem se conheciam, que enviaram a música por correio a Miguel Cabral (Rudimentol) depois de serem convidados 'às escuras' pela internet).


Rudimentol Records
www.rudimentol.com



- - -


Músicos presentes no concerto:

> Emídio Buchinho – guitarra, electrónicas
> Etsuko Kimura – voz, casio
> F. Leote – leitor de cds, electrónicas
> Miguel Cabral – latacantante, electrónicas
> Miguel Leiria Pereira – contrabaixo
> João Silva – craklebox, minidisc
> Pedro Alçada – flauta, sax, grilos
> Travassos - cracklebox


- - -

Labels:

Tuesday, January 09, 2007

FABRICA LISBOA features DANIEL MELIM (desenho)










- - -


DESENHOS MURAIS (a partir da série Via)
de Daniel Melim

inauguração: 12 Jan 07
18h - 20h
(entrada livre)

- - -


No jardim que o meu avô conquistou a um baldio, a terra vem misturada com pecinhas de brinquedos, de mecanismos e outras coisas lixadas. Ele diz que o solo fica mais fértil por causa do ar que todas essas coisas criam na terra. Muitos desenhos são como um torrão de terra tirado desse jardim: vem com plantas, terra, raízes e pecinhas de brinquedos, bocados de construções humanas.


- - -


In the garden that my grandfather conquered to a wild peace of urban land, the soil has little pieces of toys, mechanisms and other scattered things. He says that the earth becomes more fertile because of all the air that those loose things bring in the soil. Many drawings are like a cloth of earth taken from that garden: it comes with plants, soil, roots and little pieces of toys, pieces of human constructions.


http://www.o-desenho.blogspot.com/


- - -

Labels:

FABRICA FEATURES LISBOA features IRMA MARCO (Ilustração)










- - -



Era uma vez uma Fabrica e várias musicas e muitas pessoas ilustradas a linha de coser à mão. Era uma vez uma menina de Valência que veio estagiar para Lisboa e quis expôr na Fabrica quadros sobre os seus amigos e a música que soa nas suas cabeças. Era uma vez um sábado onde todos quiseram ver a conotação onírica das linhas que desenham personagens que antes foram pessoas.

E era uma vez um post que não me deixou faltar ao dia da inauguração.



"Histórias para levar nos bolsos"
de IRMA MARCO

FABRICA FEATURES LISBOA
13 Jan a 28 Fev
Inauguração: 13 JAN. (sábado)
17h - 20h
(entrada livre)



- - -



"Era uma vez a Sónia ao cair duma tarde cinzenta no outro lado do rio. Na sua cabeça estava a soar "Boys don´t cry" dos The Cure, enquanto ela fazia desaparecer imensos cigarrinhos entre os seus dedos.
Era que se era o avião que trouxe ao Sergio a Lisboa, com as suas malas cheias de intermináveis conversas e sorrisos. E naqueles dias, as músicas do José González sempre esperando por nos atrás de cada palavra.
"Histórias para levar nos bolsos" é uma série de mini-relatos pictóricos acerca de alguns dos meus amigos. Baseio-me em fotografias tiradas em momentos muito específicos, e ao passá-las ao suporte da pintura adquirem uma grande conotação onírica. Assim, as pessoas convertem-se em personagens que, junto com as músicas que lhes identificam, passam a fazer parte dum universo claramente intimista."

Irma Marco
www.irmamarco.blogspot.com
e-mail: calamarte80@yahoo.es



- - -

Labels:

Friday, January 05, 2007

ANIMAUX



Design: Sam Baron

GARRAFINHAS (alfinete)



Design: Silvia Lança
silvia_lanca@yahoo.com